Quantcast
Channel: Rational Faiths | Mormon Blog » New Testament
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

A mulher adúltera na história e no evangelho de João

$
0
0

A questão do que é original e o que não é para a versão mais antiga de qualquer livro da Bíblia pode ser um assunto muito delicado. Esta situação é agravada quando você está discutindo uma seção de um dos Evangelhos cristãos que lida especificamente com uma história bem conhecida da vida de Jesus. A razão pode ser polêmico é porque a conclusão tem implicações para como uma comunidade de fé pode aproximar ou até mesmo pensar (ou acreditar) sobre um determinado texto. A narrativa que discutirei brevemente encontra-se em John 07:53-08:11, que é a história da mulher "que tinha sido apanhada em adultério." [1] esta perícope tempo tem fascinado os leitores, e apenas durante os últimos séculos sua originalidade para o Evangelho de João foi posta em causa. O campo da crítica textual e o novo testamento, abriu uma nova visão para estes versos que não pode ser ignorado. Esta visão deve ser apropriada em qualquer compreensão do Evangelho do mesmo que John só porque estudiosos estão a um consenso em compreender a não-originalidade ao Evangelho destes versos. Bolsa de estudos e fé podem trabalhar em conjunto e não precisa estar em desacordo com um outro.

Embora este seja um assunto controverso para muitos, é indiscutível que John 07:53-08:11 não é original do Evangelho de João. Existem várias evidências para esta posição que precisa ser mencionado. [2] em primeiro lugar, a história não se encontra em nenhum dos manuscritos gregos mais antigos do Evangelho de João, ou nos primeiros comentários versículo por versículo no evangelho pelos pais da igreja. [3] Em segundo lugar, estes versos intrometer-se a narrativa envolvente, em contexto e estilo, que seria originalmente ligados John 07:52 de 08:12, mesmo que alguém poderia argumentar que ele se conecta bem com 08:15, 46a. Terceiro, há vários manuscritos que coloque esta perícope após Luke 21:38, em vez do Evangelho de João. Isso se encaixa melhor com o contexto em Lucas (ou seja, astúcia questões apresentadas a Jesus), mas ainda não concorda em grande estilo. Em quarto lugar, a perícope se encaixa na descrição de um conto que viajou independentemente os quatro Evangelhos na igreja primitiva e talvez não tenha encontrado aceitação até a Igreja relaxou suas idéias sobre adultério. Esta história é encontrada em histórias III 39:17 dos Eusébio, que diz que Papias afirmou que a história estava contida no Evangelho segundo os hebreus. [4] Um paralelo mais próximo encontra-se no século 3rd Didascalia Apostolorum II 24:6. [5] A história estava pelo menos em circulação neste momento, e que apenas séculos mais tarde encontrar seu caminho para as tradições principais manuscrito grego.

Embora isto seja obviamente um detalhe histórico muito importante pode ser facilmente saber que significado prático isto tem hoje para crentes ou não crentes. Se esta é uma história que foi contada sobre Jesus antigamente mas não faz parte do Evangelho original de John, então o que vale a pena pode ele ter tanto para historiadores como crentes? A perícope em si é sugestivo de sua própria importância de várias maneiras diferentes.

Em primeiro lugar, o texto desempenha uma forte lembrança de que o perdão é mais importante do que a punição. Esta é uma lição muito importante que sempre não tiver sido aplicada ao longo da história cristã, ou mesmo ocidentais. Existem leis muito específicas que exigem certas punições, mas a figura de Jesus em John 07:53-08:11 ensina seus discípulos fortemente sobre como tratar os outros quando eles estão em necessidade. Em vez de ir junto com a multidão e tapume estritamente com a lei de Moses, Jesus convida-os a considerar seus eus interiores e ou não são dignos de atirar uma pedra. De acordo com Hebreus 04:15 Jesus era sem pecado. Poderia ele ter que atire a primeira pedra? Talvez ele pudesse… e talvez ele não podia. O ponto importante é que ele não o fez, e ele parou a multidão de fazê-lo também. Esta história é mais sobre a misericórdia de Jesus que é sobre a justiça ou a exatidão da lei.

Em segundo lugar, esta seção do Evangelho de João foi amplamente utilizada em sermões e escritos por séculos. Ela tem sido usada em filmes sobre a vida de Jesus e desempenha um papel importante na compreensão do sacrifício de si mesmo na parte de Jesus e seu cuidado com o bem-estar dos outros. Embora seja assumido por muitos leitores que todas as coisas nos Evangelhos aconteceram historicamente é desnecessário para cada história tem um forte histórico-lhes ainda ser importante para dar aulas de como Cristo. Para o interpolador original desta perícope a história era tão velha, tinha que ter pertencido nos Evangelhos. Acontece que a maioria dos escribas copiado uma versão onde foi incluído em João, e uma minoria copiado uma versão onde foi incluído em Lucas (embora não encontrado em versões posteriores do Luke). Para os primeiros leitores cristãos, a história é algo Jesus teria feito, e isso foi o suficiente para eles.

Em terceiro lugar, esta perícope forças historiadores para debater uma seção do texto de uma forma única para muito poucos versos encontrados no novo testamento. Considerando 2 Peter é geralmente datado o mais recente de todos os livros do novo testamento,[6] este texto datas no máximo 4th século D.C. na sua forma actual, mas provavelmente tem orais e possíveis antecedentes literários que também remontam ao século cedo 2nd . [7] Enquanto muitas seções do novo testamento são datadas por motivos conjecturais, esta perícope tem evidência textual empírica, solidificando sua não-originalidade do Evangelho de João. Alguns estudiosos podem debater o assunto de quando foi escrita exatamente John 07:53-08:11, mas todos os estudiosos estão de acordo que não é original ao Evangelho em si. Estes fatos só são possíveis devido a estudos críticos modernos na crítica literária, crítica histórica e crítica do texto, e historiadores merecem ser animado quando um consenso encontra-se entre si.

Embora possa ser difícil no primeiro de muitos cristãos engolir, existem certas conclusões feitas quando estudiosos Olhem para a evidência textual do novo testamento (e do antigo testamento) que muitas vezes vão contra o entendimento tradicional do texto da escritura. Ao invés de trabalhar contra a tradição cristã, a bolsa pode trabalhar em conjunto com fé. Conforme observado acima compreender a não-originalidade de João 07:53-08:11 pode trabalhar tanto para estudiosos e leigos iguais. Para muitos, isso requer uma mudança de paradigma, mas que é necessário para a aprendizagem. Ele também fornece um exercício na abordagem escritura seus aspectos literários e teológicos, em vez de estritamente para uma realidade histórica assumida atrás do texto. Muitas vezes é a ideia avançada que uma passagem das Escrituras é apenas de alguma valia se está de castigo em uma configuração histórica real. Textos das escrituras foram feitos para ser lido, promulgada e compreendido pelo seu público para muito mais do que seus contemporâneos, que hoje lê-los para. John 07:53-08:11 pode ser um bom teste para quebrar os cristãos modernos fora este molde velho e enferrujado de leitura para a realidade histórica, ao invés de ler para a fé.

[1] John 8:3. Citações bíblicas são tiradas a NVI, a menos que indicado o contrário.

[2] eu seguir a estrutura geral de discussão do Raymond Brown, em sua Introdução ao novo testamento (âncora Bíblia biblioteca de referência; Míriade: Doubleday, 1997), 376-377.

[3] Bruce Metzger tem mostrado como a história está falta P66, P.75, א, B, L, N, T, W, X, Δ, Θ, Ψ, 33, 157, 565, 1241 e família 1424. Ver Bruce e Bart D. Ehrman, o texto do novo testamento: sua transmissão, corrupção e restauração (4th Ed.; Míriade: Oxford University Press, 2005), 319-321.

[4] ver Raymond Brown, o Evangelho segundo João (i-xii): introdução, tradução e notas (a Bíblia âncora; Míriade: Doubleday, 1966), 335.

[5] Brown, o Evangelho segundo São João, 335.

[6] é geralmente datado a ca. 130 CE. Ver Raymond Brown, uma introdução ao novo testamento, 762.

[7] ver Chris Keith, o Pericope Adulterae, o Evangelho de João e a Alfabetização de Jesus (NTTS, 38; Leiden: Brill, 2009), 213-214.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Latest Images





Latest Images